quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Escrever menos

Estou escrevendo menos no blog porque ando escrevendo demais em todo lugar.

Escrevo muito no jornal para ganhar meu pão, para exercitar minha vocação, para sentir um pouco mais de sentido no que faço e na vida que escolhi e que me escolheu.

Escrevo muito em casa para tentar suprir minhas deficiências de pesquisador, minha ignorância diante de tanta sabedoria, para refletir a respeito de meu ofício, para tentar dar algum tipo de contribuição menos efêmera. Não escreveria por títulos, porque neles não tenho tanta fé. Sou jornalista e sei que títulos podem ser mentirosos. Escrevo muito para não sentir que esteja fazendo parte de uma mentira assim.

Escrevo muito a toda hora porque tenho escrito mais a pessoas de quem tenho saudade, que me fazem muita falta, que quando vejo de perto, às vezes apenas uma vez por ano, dá vontade de abraçar e ficar grudado. Escrevo a eles para demonstrar meu carinho e para que não se esqueçam de que fazem parte de minha vida, em lugar especial.

Escrevo muito (agora menos, é verdade) sobre o que vejo na rua, mas que não é notícia. É apenas o trivial e o comum. Na crônica, me realizo como alguém que escreve porque sinto mais prazer nas palavras que elaboro e encadeio.

Ainda não escrevi o que quero, mas tenho feito algumas tentativas capengas neste sentido. Quem sabe, um dia, só escreverei o que desejo escrever.

Minha vontade, porém, é de escrever menos. Ao escrever menos, acredito que me sentirei envolvido em menos lutas, que estarei menos cansado para não fazer nada, para cuidar de coisas que não tenham tanta relação com a palavra. Escrever menos passou a ser uma meta.

5 comentários:

Veruska disse...

Concordo...desde que escreva sempre!

Rodrigo Alves disse...

Vai por mim: em um mês sem escrever quase nada vai estar com muita saudades, até mesmo para escrever profissionalmente ou academicamente. Mas também nada que algumas poucas horas de ralação não curem e invertam...
P.S. - Muito boa a matéria sobre Lévi-Strauss.

Deire Assis disse...

Paradoxos.

Desde que você escreva...

Sistema OCB/SESCOOP-GO disse...

eu sou testemunha do tanto que essa criatura escreve. rs

Pablo Alcântara disse...

Cara, eu tô escrevendo o que tenho de escrever. 'Tenho' porque é trabalho. E o grande saco do jornalismo é esse, escrever por trabalho. Por mais que você tente “hum, vou tentar me divertir com isso aqui”, uma hora cansa. É trabalho, poxa. Cansa. E, aí, você não quer escrever mais nada. Porque aquilo não é o que você quer escrever. Não nasceu de inspiração. Mas de transpiração. Na hora de folga do trabalho, você não vai querer escrever. Quer dar um tempo. Mas é difícil tirar férias de escrever, hein? Acho 1 mês pouco.