terça-feira, 14 de abril de 2009

Sobre Passarinhos




Fotos: Nunes D'Acosta


Fiz uma matéria sobre passarinhos.
Para muitos, muitos colegas, e bota muitos colegas nisso, esta é uma matéria absurda, irrelevante, um jeito Poliana de ver a vida. Essa crítica poderia ter vindo de mim alguns dias atrás. Torci o nariz para a pauta, mas depois fui descobrindo que nos pássaros pode estar o que falta a uma boa parte do jornalismo atual: um tantinho de poesia.
Não se faz mais poesia nos jornais. Nosso gênero preferido é a tragédia, como se a vida fosse tão somente trágica e nunca, jamais, nem por meros instantes, poética.
O jornalismo deve tentar registrar o mundo em que está inserido e não inventei os passarinhos de Goiânia. Eles estão por aí, assim como os bandidos, os pedófilos, os políticos corruptos, as menores prostituídas e os desempregados. Todos eles constituem a pluralidade do mundo.
Os passarinhos me renderam elogios pelo lindo trabalho gráfico feito por André Rodrigues, que também gostou de lidar com os seres alados que quase nunca são notícia.

O mundo ficou melhor com a matéria sobre os pássaros? Não, assim como também não ficou melhor com a matéria sobre o sequestro, sobre o desvio de verbas públicas, sobre os estragos das chuvas. O jornalismo não deve se arvorar à misão de deixar "o mundo melhor". Isso é bobagem, retórica de quem acha que tem esse poder, mesmo não fazendo questão nenhuma de usá-lo, caso, de fato, ele funcionasse.

Mas o mundo também não ficou pior. Quem sabe alguém, lendo a matéria, em algum minuto de seu dia, resolva olhar para cima para tentar ver um pássaro. Se fizer isso, terá deixado de lado, por um instante, a preocupação com a crise, com a violência, com a desonestidade alheia. Já terá valido a pena escrever uma matéria tão desimportante.

3 comentários:

Deire Assis disse...

matéria linda!!! lindos passarinhos! e acredita q eu já me peguei no sinaleiro, depois de domingo, procurando um barulhinho diferente, uma cor diferente, algo se mexendo no galho da árvore....? e eu tb torci o nariz pra sua pauta. mas depois adorei tudo. isso tb tem mto nos bastidores de uma redação... parabéns, de novo!

Maria Cristina disse...

Uma vez fiz uma matéria sobre Frutas para o DM. Fiz a mesma crítica inicial e resolvi usar um tom cômico para falar da História das Frutas. Claro que a matéria não chegou nem aos pés dessa sua, mas foi uma experiência parecida. Recebi várias cartas de leitores elogiando a matéria. Acabei "pagando língua", rs...

Ah, e parabéns pela reportagem!!!

Perdigoteira disse...

Eu vi a matéria! E amei!
E é bom atentar para a verdade de que há beleza também para ser contemplada e não só malucos e maluquices.