domingo, 29 de junho de 2008

Um jornalismo de ainda...

Por quê o jornalismo?
Essa pergunta, acredito, persegue a todos que, de fato, se importam com a profissão.
Ela vem me acompanhando e me encontrando em muitos papéis. Estudante, profissional de redação, professor. Os argumentos vieram mudando no decorrer do tempo, na medida em que a experiência de profissão ensinava algo.

Sim, os anos de profissão trouxeram uma certa descrença em determinadas situações, alguma insatisfação pessoal e um calejamento do lombo, tão alvejado por pressões de toda ordem.
Mas sabem de uma coisa? Se o jornalismo não for assim, não tem muita graça. Um certo tesão sadomasoquista? Pode ser. A grande magia do jornalismo, porém, é estar perto do diferente, do que não faz parte de seu cotidiano. É compreender as pessoas que vai encontrando pelo caminho.

Eu ando pelo mundo
Prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodovar, cores de Frida Kahlo, cores

O bom é não saber o nome de todas as cores, é descobrir tantas tonalidades, é ainda ter a capacidade de se surpreender, de se indignar, de se emocionar com as pessoas, com as situações, com os lugares que o jornalismo proporciona encontrar.

Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa
Filtrar seus graus

É bom passear pelo escuro, não ter idéia do que vai encontrar ou ouvir ao sair para uma pauta, ao conversar com uma pessoa. É bom sentir-se o elo que liga uma realidade escondida ao restante das pessoas que ainda a desconhecem. É bom chegar antes e anunciar algo que ninguém ainda sabia. É bom sinalizar para problemas que estão sendo ignorados, é bom filtrar informações inverídicas.

Transito entre dois lados
De um lado, eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro

O jornalismo é transitar entre todos os lados, é evidenciar os opostos, é expor, mostrar. Jornalismo para mim ainda tem algo de mágico, algo de intangível e de inclassificável. Ainda não perdi todas as minhas ilusões. Ainda gosto de me desafiar a escrever um texto gostoso, a tentar tirar de um entrevistado algo que ele nunca disse a ninguém, a defender os direitos de quem não os exerce, a comentar uma obra interessante, conversar com pessoas que tenham algo a dizer. Minha visão de jornalismo ainda é caloura, ainda é crente, ainda é boba. Não conseguiria fazer algo que não tenha o mínimo de ludicidade, de criação. Mesmo que tenha "remoto controle" sobre muita coisa nesse processo, ainda quero fazer parte dele, espernear, argumentar, entristecer-me e realizar-me no ofício que escolhi. Ainda...

3 comentários:

Ana disse...

Oi,Rogério

É sempre bom ler sobre o porquê das escolhas dos colegas. É sempre bom saber que o jornalismo continua mantendo sua primeira chama acesa dentro da alma de quem é repórter. "Ainda" eu me sinto assim uma curiosa em busca do inusitado.

Deire Assis disse...

uma coisa sempre me intrigou na MINHA escolha: sou uma pessoa que tem horror a exposições. se pudesse, acho que jamais teria saído do "ninho". mas não é que fazemos isso todos os dias? saímos do "ninho", expomos pontos de vista - pq afinal já descobrimos q a objetividade e a imparcialidade não passam de conversa pra boi dormir -, assinamos nosso nome ali. pq? sei não.

SAUDADE!

Unknown disse...

Oi Roger! Eu acho que o melhor da nossa profissão é encontrar pessoas, saborear diálogos, ouvir as experiências tão diferentes. Quando estou absolutamente descrente, acabo conhecendo alguém, durante uma reportagem qualquer, que me faz pensar que a profissão vale a pena. Só por poder conhecer essas pessoas. E aí volto pra casa feliz, como se tivesse feito a melhor das escolhas. Pena que não acontece todo dia.