segunda-feira, 21 de abril de 2008

A vida ensina

A vida ensina, mas muitas vezes a gente não aprende. Não aprende a priorizar as pessoas certas, a investir nas relações que valem a pena, a não querer de outros o que você deseja e sim o que eles podem oferecer. História complicada essa. Nos últimos dias tenho pensado muito nisso e, como o cara que sempre promete iniciar um regime na segunda-feira, fico me desafiando a mudar, a melhorar nesse aspecto.

Digo a mim mesmo: Rogério, não tome os outros por você; Rogério, não se importe com quem não se importa com você; Rogério, olhe bem e veja quem de fato merece sua atenção. É uma equação estranha e complicada. Se criticamos pessoas por determinadas atitudes, querendo que elas as mudem, acabamos, muitas vezes, nessa obsessão pela mudança alheia, esquecendo que nós também precisamos mudar nossas próprias ações, que pode haver alguém que deseja exatamente a mesma coisa e você ainda não percebeu.

Há pessoas que são especiais e dão grandes provas de coragem, que lhe dão grandes lições. Estou recebendo uma dessas nesse momento e isso acabou me serenando um pouco. Ao olhar para os problemas de pessoas que, de fato, gostam de você, aí é que percebemos que muitas de nossas preocupações são bobas, infantilidades e perdas de tempo. Mesmo passando por grandes provações, há pessoas que ainda conseguem dar demonstrações explícitas de carinho, apreço e atenção. São a essas pessoas que devemos nos dedicar, em quem devemos pensar, a quem devemos retribuir. A vida ensina. Um dia a gente aprende.

2 comentários:

Deire Assis disse...

e a vida vai passando, a gente demorando a aprender e perdendo um tempo danado. tempo e energia. as relações humanas são cheias dessas nuances mesmo, rogério. importante mesmo é não se privar de vive-las, jamais. as respostas vão aparecendo ao longo do caminho...

Unknown disse...

Gostei disso!
Grande abraço,
Eleyda.