A série de reportagens Araguaia: O Rio e Seus Afetos, escrita por mim e com fotos de Renato Conde, foi agraciada com o 9º Prêmio Crea de Meio Ambiente na categoria mídia impressa.
Essa é uma conquista muito especial em razão de ser um projeto bastante acalentado, debatido e sonhado. Percorrer o Araguaia, numa viagem que superou os 2.500 km, e descobrir nesse itinerário quem são os homens e as mulheres que nutrem por esse patrimônio ambinetal e simbólico um amor incondicional foi gratificante em muitos sentidos.
O prazer em fazer jornalismo reside, em grande parte, nessas jornadas e na oportunidade de traduzi-las com verdade e dedicação. Matérias especiais dessa monta são cada vez mais raras e quando a ocasião de fazê-las surge não se pode deixar passar. Além disso, é preciso perseguir esses projetos, fazer com que aconteçam, lutar por eles.
A premiação me deixou muito feliz e completa um sentimento de dever cumprido e tarefa bem realizada que tive quando as reportagens foram publicadas e ganharam repercussão junto aos leitores do jornal O POPULAR. Aqui expresso minha gratidão por todos aqueles que fizeram dessa ideia uma realidade.
Quero aqui agradecer as editoras do Magazine Rosângela Chaves, que acreditou na proposta e ajudou a formatá-la, e à editora-assistente de O Popular, Silvana Bittencourt, que encampou a ideia e agiu para que o investimento nas matérias fosse realizado. Também agradeço aos designers Lúcio Rodrigues e Fernando Salazar, que diagramaram com sensibilidade todo o material, dando a ele uma linguagem visual muito bonita.
Quero agradecer ao companheiros de jornada Renato Conde e Jamelão/Gaúcho, o motorista, que guiou por mais de 2.500 km, muitos deles em estradas de chão, sempre atento a tudo o que pudesse contribuir para o trabalho. Agradeço ainda ao jornal O POPULAR, que acreditou nessa iniciativa, apostando em um jornalismo de maior profundidade, no tratamento diferenciado da notícia e de seus personagens. Agradeço, por fim, a todos os amigos que me incentivaram a fazer a matéria e que dividiram comigo a alegria desse reconhecimento.
3 comentários:
Parabéns, Rogério! É dessas pautas que sinto falta pela Política. Abraço.
Nós é que devemos lhe agradecer pelo jornalismo de excelente qualidade e sensibilidade que você faz. Parabéns, meu amigo!!!!!!
Parabéns, Rogério. Finalmente seu talento é reconhecido.
Bjs
Postar um comentário