quinta-feira, 11 de março de 2010

Até onde vai sua liberdade?

Você é livre?

Você é livre para escrever o que quer, onde quer, quando quer?

Você é livre para ler o que quer, saborear apenas seus autores preferidos, seus gostos particulares?

Você é livre para dizer o que pensa, para expressar seus sentimentos mais profundos?

Você é livre para definir seus horários, para selecionar seus compromissos, para escolher aonde quer ir, o que fazer, o que quer deixar para lá?

Você é livre para criticar seus amigos sem o risco de que eles deixem de ser seus amigos, para ter uma conversa franca com todos à sua volta, para debater ideias sem que a discussão não se torne uma guerra campal, com ofensas pessoais?

Você é livre para levar adiante seus projetos mais caros, para planejar todos os seus finais de semana?

Você é livre da opinião alheia, do olhar indagador do vizinho ou do colega de trabalho, da censura familiar e dos amigos?

Você é livre para tomar banho de chuva, para cantar em voz alta no banheiro, para andar pelado em casa, para colocar o pé na terra, para se balançar em uma rede em tardes preguiçosas?

Você é livre para não ligar com que "os outros vão dizer" sobre sua vida e seu comportamento?

Você é livre para realizar suas fantasias, para dar vazão aos seus desejos, para não ter remorsos?

Você é livre?

Eu não.

4 comentários:

Ana disse...

Tenho uma fantasia louca de ser livre... É tão difícil!
Saudades, Rogério

Deire Assis disse...

... deixa eu pensar...

pra tomar banho de chuva.

mas taí: ser livre, em muitos desses aspectos, só depende de você (não que isso seja simples. muito antes pelo contrário... rs).

Bjo meu amigo! Te ligo nesse domingo pra fazer um convite.

Marina disse...

Eu tento ser. E por isso às vezes sou chamada de louca. Mas na verdade tenho me sentido aprisionada ultimamente...Difícil, né?

Marina disse...

Ah, antes que eu me esqueça: João Bosco tá na área. E tá na sua cola.