segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Odeio Adesivos, Graças a Deus



Vocês já perceberam o quanto as pessoas têm necessidade de gritar em público, chamar a atenção de desconhecidos, se fazer notar na multidão? Alguns poucos têm a coragem necessária para dar uns berros no meio da rua, rir alto, contar piadas a quem nunca viu mais gordo. Outros – a maioria – encontra outra forma: pregam adesivos nos carros. E devo confessar que a mim seria mais agradável ter os tímpanos estourados por um descompensado do que, a toda esquina, ter que me deparar com os arremedos de frases de caminhão que circulam por aí.

A lista é longa e é preciso reconhecer que em alguns casos há alguma originalidade nos recados que ninguém pediu para receber. Uma vez, em uma Brasília caindo aos pedaços, li a seguinte frase: "prefiro carro velho que andar de ônibus". Eu concordo. Andar de ônibus em Goiânia é um castigo do purgatório. Dos males, o menor.

Mas a maioria dos adesivos não tem tanto humor. São apenas metidos a engraçadinhos. "Rastreado por fofoqueiros". Ha... ha... há... Que engraçado, não é mesmo? Que espirituoso!!!!! Chega a ser genial!!!!!!! A pessoa que coloca uma bobagem dessas no carro se acha. Ah, se acha! Acha que todo mundo se importa com sua vida, que todos não têm nada mais para fazer que ficar espionando-o.

O adesivo de carro que mais me irrita é o que faz menção à religião do ocupante. Muitos evangélicos gostam de pregar o seguinte aviso: "Deus é Fiel". E quem disse que Ele não é? E quem perguntou? Quando a discussão sobre a fidelidade de Deus foi colocada em pauta?
Tem outros que são mais apocalípticos: Jesus voltará!!! Gostaria muito de saber como estas pessoas têm tanta certeza disso. Alguém ligou avisando que Jesus está a caminho? Como é que eles sabem? Será que têm alguma linha direta com o Céu pela qual recebem informações privilegiadas?

Um dos piores adesivos, em minha opinião, é o que anuncia: "sou católico graças a Deus"! Mesmo? Que coisa, não? E o que o pobre pedestre tem a ver com isso? Que utilidade essa informação tem para os outros? Isso dá alguma espécie de salvo-conduto ao motorista, que já teria alcançado a Salvação na Vida Eterna, Amém? E "ser católico graças a Deus" me parece um tanto redundante. Graças ao capeta é que não seria, concordam? E o engraçado é que esse pessoal coloca tais adesivos demonstrando a sua fé, mas muitos deles vivem por aí xingando o motorista da frente, dando fechadas no condutor que vem atrás, passando por faixas de pedestres sem parar. Mas o adesivo está lá, firme, dando ares de santidade ao carro.
No meu veículo tem uns adesivos também, confesso. Um de lavajato, outro de um shopping e um terceiro, todo embolorado, com a imagem da Virgem Maria.

"Ahan!!!! Então quer dizer que você também tem um adesivo religioso no carro e fica falando mal dos outros", devem estar pensando aqueles que se sentiram atingidos pela crônica.
Sim, tenho. Mas este adesivo está pregado há tanto tempo que não sai mais. Já tentei, juro por Deus! Juro pelo que há de mais sagrado neste mundo que já tentei me livrar do adesivo mariano. Esse adesivo me persegue tanto que estou pensando em colocar meu carrinho santificado à venda, com adesivo e tudo. Algum católico, graças a Deus, estaria interessado em adquiri-lo?

7 comentários:

Dom Quixote disse...

cara!
parabens porseu blog!
esse textoficou muito massa!
concorda comtudo que disse e mais um pouco,principalmente na partedotrasito degyn,hj ja estava escrevendo umtexpo sobre tal situação dahumanização do trasposte publico em goiania,falo vei!
ate mais e seu proximo post

Homem de 30 disse...

Você escreve muuuuito!
Mas ainda está devendo uma visita ao meu blog para ver como te adcionei.
Abraço.
Rogério Gonçalves
oquecomi.blogspot.com

Deire Assis disse...

tem uns que pregam um dizendo assim: "propriedade de Jesus". e Jesus lá precisa de carro pra andar? é de morte!

adorei o post! divertidíssimo!

Marina disse...

Rogério, pra mim os campeões são aqueles "Eu amo minha esposa" e "Eu amo meu marido"...Será que colo um no carro? O que c acha?

Tiago Bênia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Bênia disse...

Tem uma pessoa que sabe como Jesus Cristo vai voltar.

É o Wander Wildner.

Depois escuta. De acordo com ele, o messias retornará a partir de Porto Alegre.

Um abraço

william disse...

"Deus é fiel" é melhor! No meu entender, no entanto, o correto deveria ser o contrário... Mas, quem sou eu pra discutir com quem usa este tipo de adesivo...rs.
Seu blog é muito bom, cara! Sou jornalista tb mas ainda não me aventurei nesta seara de blogueiro...Curto os que se dedicam com afinco, como vc. (Aquele post da estrada, com algo latejando aí dentro...uau! Sinto às vezes algo semelhante: uma hora há de brotar algo novo! Pelo que vc vem acumulando, quero estar na fila pra conferir).
Parabéns!